sábado, 28 de maio de 2011

Histologia e Embriologia!

        E para quem já cansou de anatomia,um pouco mais de anatomia.Afinal a Histologia nada mais é do que uma anatomia microscópica,pois engloba as estruturas microscópicas dos tecidos,dos órgãos e das células.
        Nosso corpo é constituído por células,matriz inntracelular e uma substância fluída (o fluido extracelula).O fluido extracelular, é derivado do plasma sanguíneo e é ele que transporta para as células do corpo: nutrientes,oxigênio e moléculas de sinalização.


         "Aquele que vê as coisas crescerem desde o início terá uma melhor visualização delas."                                                                                                                                                                (Aristóteles)


          Portanto vamos começar com um pouco de Embriologa(que significa estudos de embriões):
(retirada do google)
          O ser humano começa a se desenvolver,quando o ovócito(gameta feminino) é fecundado pelo espermatozóide(gameta masculino).A partir desse momento as células começam a se dividir,se diferenciarem,migram e se tranformam em uma célula altamente especializadas que chamamos de zigoto.As repetidades divisões mitóticas do zigoto,chamada de clivagem,resultam no rápido aumento do número de células.Estas células,chamadas de blastômeros,tornam-se cada vez menores a cada divisão da clivagem.
  1. O zigoto se divide em dois blastômeros.
  2. Depois se divide em quatro.
  3. (feito por nana)
  4. Se divide em oito e assim por diante.
          
        Normalmente a clivagem ocorre enquanto o zigoto passa pela tuba uterina em direção ao útero.Durante a clivagem,o zigotofica dentro de uma zona pelúcida,espessa,gelatinosa e que se apresenta trnslúcida ai microscópio.
         Quando chega no eságio de nove células,os blastômeros mudam de forma e se unem mais,formando uma bolsa compacata de células(o que é chamado de compactação),isso possibilita uma maior interação entre as células.
          Quando formam de 12 a 15 blastômeros passam a ser chamados de mórula,devido a semelhança com a amora,nesse estágio o embrião penetra no útero.Depois de entrar no útero a mórula forma em seu interior uma cavidade cheia de fluido,essa cavidade é denominada cavidade blastocística.Conforme vai aumentando o número de fluido os blastômeros são separados em duas partes.
  •  Camada celular externa (trofoblasto):responsável pela nutrição e vai dar origem a placenta.
  •   Um grupo de blastômeros (massa celular interna ou embrioblasto): originará o embrião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário