domingo, 12 de junho de 2011

Desenvolvimeto da face!!

        Olá primeiramente Feliz Dia dos Namorados!!!!E bom um filme que eu acho que poderia realmente representar isso é o 72 horas que foi lançado em 2010.Um filme americano que ensina o que realmente é confiança,pois apesar de todas as provas contra sua esposa ele acredita na inocência da sua mulher(Lara) e faz de tudo para prová-la.John Brennan, que é o professor universitário, nos ensina o que é um amor verdadeiro ao confiar plenamente em sua mulher fazendo até o impossível para que ela não fique presa.É realmente vale a pena assistir.
       Agora mudando completamente de assunto,vamos começar a falar sobre os Lábios Leporinos.Porém para isso teremos que retornar para onde tudo começou o crescimento da face.....pois é quando ainda estavamos na barriga da mamãe e não sabiamos de nada (pelo menos eu acho que não!!).
 

                                          Desenvolvimento da Face!!
     A face começa a se desenvolver na 4ª semana e vai praticamente até a 8ª semana.Começa com a formação dos arcos faríngeos,com a migração das células da crista neural para as regiões em que formaram a cabeça e o pescoço.O primeiro par de arcos faríngeos,formaram a mandibúla e o maxilar.No final da 4ª semana temos 4 pares de arcos faríngeos bem definidos,estes são visíveis externamente.O 5º e o 6 º arco não são visíveis na estrutura do embrião e são rudimentares.Os arcos são separados uns dos outros por fendas(Sulcos Faríngeos).
       O primeiro arco faríngeo forma a saliência maxilar (que dará origem ao maxilar) e a saliência mandibular(maior e dará origem a mandibúla).
       O segundo arco faríngeo,arco hióide,contribui para a formação do osso hióide.
       Os arcos faríngeos tem a função de sustentar as paredes laterais da faringe primitiva.
       O desenvolvimento anômalo do primeiro arco resulta em várias anomalias,acredita-se que isto ocorra pelo número insuficiênte de células da crista neural que migram para o primeiro arco durante a 4ªsemana.A Síndrome do Primeiro Arco,como é chamada,tem duas manifestações principais.
    
  • Sindrome de Treacher Collins:causada por um gene autossômico dominante.É uma sindrome rara e tem que ser acompanhada por vários profissionais de saúde durante toda a vida.O unico tratamento é cirurgias que vão tendo que ser feita conforme a pessoa vai crescendo.
                               


google


  • Síndrome de Pierre Robin:o defeito inicial é uma mandibúla pequena que resulta no deslocamento posterior da língua, os processos palatinos também não conseguem se fechar completamente resultando em uma fenda palatina bilateral.Geralmente quando atinge a idade adulta o palato se fecha.
google
                                                                  
       Os primeiros sinais da face são os processos que aparecem em torno do estomodeu,são eles:
  • Saliência Frontonasal.
  • um par de saliências maxilares.
  • um par de saliências mandibulares.
        Esses doi pares de saliências derivam do primeiro par de arcos faríngeos.As c[elulas da crista neural são a principal fonte dos componentes do tecido conjuntivo incluindo:cartilagens,ossos e ligamentos das regiões facial e oral.
        As primeiras partes da face a se formarem são: a mandíbula e o lábio inferior,que são resultados da junção das extremidades mediais das saliências mandibulares.
        No final da 4ª semana os placóides nasais já se desenvolveram e estão na parte ínfero-lateral da saliência frontonasal.Depois as margens dos placóides nasais começam a se elevar formando as saliências nasais medial e lateral.Os placóides nasais ficam lá no fundo,nas fossetas nasais,que são os primórdios das narinas e cavidades nasais.
          O mesênquima se prolifera e faz com que as saliências maxilares aumentem de tamanho.Quando as saliências maxilares vão se aproximando as saliências nasais também se aproximam.As duas saliências,nasal e maxilar,são séparadas por uma fenda chamada sulco nasolacrimal.

 
                                 

        Mesênquima----->tecido conjuntivo embrionário.
        Estomodeu  -----> Boca primitiva.
        Placóides nasais--> início da formação do nariz e das cavidades nasais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fisiologia.(Cardíaca)

                                                                Coração.


coração.
       
             O coração é formado por duas bombas separadas,uma que bombeia o sangue para os pulmões ("bomba direita") e oura que bombeia o sangue para os órgãos peroféricos.
              Cada uma dessas bombas é composta por 2 câmeras um átrio e um ventrículo,que são separados por tecido fibroso.


                                      Composição do Músculo Cardíaco.
  •   Músculo Atrial
  •    Músculo Ventricular.
  •    Fibras especializadas excitatórias e condutoras.(de fraca contração)
        Os  dois primeiros contraem-se com se fossem músculo esquelético,porém a contração destes dura por mais tempo.

        O músculo cardíaco contém discos intercalados que separam algumas células miocárdicas ds outras.Nesses discos intercalados as membranas se fundem formando  a junção comunicante que permite a difusão dos íons.

                                 Potencial de Ação no músculo cardíaco.
       
         O Potencial de ação no miocárdio é muito longo.Os canais que participam desse processo são:canais rápidos de sódio;canais de cálcio-sódio lentos.Durante o tempo em que este último canal permanece aberto, grande quantidade de íons de cálcio e sódio penetram nas fibras miocárdicas fazendo com que o período de despolarização seja pronlogado e causando o platô do potencial de ação.
         O Potencial de Ação pronlogado e o platô também são causados devido a diminuição da permeabilidade da membrana aos íons de potássio(após o início do potencial de ação) o que provoca a diminuição da saída de íons durante o platô do potencial de ação impedindo o retorno do potencial de ação para o nível basal.Quando os canais de sódio-cálcio se fecham, a permeabilidade da membrana volta ao normal rapidamente e perde o potássio o que faz com que o potencial de ação volte a seu nível de repouso.


                                                        Período Refratório.

         É o período durante o qual o impulso cardíaco normal não pode reexcitar uma área já excitada do miocárdio.No período refratório relativo é possível excitar o músculo, porém é mais difícil que nas condições normais.


  "A Contração das Miofibrilas Provocada Pelo Potencial de Ação"
                
        Quando o potencial cursa pela membrana do miocárdio,o potencial de ação se espalha para o interio da fibra muscular,passando ao longo dos túbulos transverssos,(túbulo T).
         O potencial do túbulo T,age nas membranas dos túbulos sarcoplasmáticos liberando íons de cálcio pelo retículo sarcoplasmático.Esses íons se dispersam dentro das miofibrilas e catalisam as reações químicas que promovem os deslizamentos das fibras de actina e miosina,produzindo a contração muscular.
         A força da contração cardíaca depende da contração de íons cálcio nos líquidos extracelulares.


                                                        "Ciclo Cardíaco"
    
          É o evento que ocorre oinício  de um batimento cardíaco até o iníco do próximo batimento cardíaco.
          O potencial de ação se espalha apartir do nodo sinoatrial (ou sinusal,que se encontra na parte superior do átrio direito) pelos dois átrios depois atravessa os feiches A-V(átrio-vetricular) e vai para os ventrículos.Portanto o átrio bombeia o sangue para o ventrículo antes de começar a contração ventricular.
           Os átrios agem como uma bomba de escorva para os ventrículos,e estes fornecem a força para propelir o sangue pelo sistema vascular do corpo.


                                       "Sístole e Diástole"

              Sístole é o movimento de contração e Diástole o momento de relaxamento no qual o coração se enche de sangue.



Eletrocardiograma.

As voltagen elétricas geradas no coração são registradas pelos eletrocardiografos.
              

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tuberculose!

            
          É uma doença infeto contagiosa causada por uma bactéria,Bacilo de Koch,que pode afetar vários órgãos porém afeta principalmente o pulmão.
             
           Os sinais e sintomas são:
  • Tosse com catarro,há mais de 3 semanas.
  • Perda depeso e apetite.
  • Febre baixa,geralmente á tarde.
  • Sudorese noturna.
  • Fraqueza e prostração.
             A transmissão é direta,sendo a aglomeração a proncipal causa.Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica favorece o estabelecimento da doença.
            O tratamento preventivo é a vacina BCG,dada aos recém-nascidos.Evitar a aglomeração e não utilizar objetos de pessoas contaminadas ajudam na prevenção.
              Pode ser diagnosticada através do exame do catarro,que detecta o Bacilo de Koch.Tem tratamento,cujo não deve ser interrompido.No aparecimento dos sintomas deve-se procurar uma UBS(Unidade Básica de Saúde) ou consultar o seu médico.
             Abaixo tem  uma musica da tuberculose,a artista é a Bel Meirelles.


                   Espero que tenham gostado! Beijos.