quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fisiologia.(Cardíaca)

                                                                Coração.


coração.
       
             O coração é formado por duas bombas separadas,uma que bombeia o sangue para os pulmões ("bomba direita") e oura que bombeia o sangue para os órgãos peroféricos.
              Cada uma dessas bombas é composta por 2 câmeras um átrio e um ventrículo,que são separados por tecido fibroso.


                                      Composição do Músculo Cardíaco.
  •   Músculo Atrial
  •    Músculo Ventricular.
  •    Fibras especializadas excitatórias e condutoras.(de fraca contração)
        Os  dois primeiros contraem-se com se fossem músculo esquelético,porém a contração destes dura por mais tempo.

        O músculo cardíaco contém discos intercalados que separam algumas células miocárdicas ds outras.Nesses discos intercalados as membranas se fundem formando  a junção comunicante que permite a difusão dos íons.

                                 Potencial de Ação no músculo cardíaco.
       
         O Potencial de ação no miocárdio é muito longo.Os canais que participam desse processo são:canais rápidos de sódio;canais de cálcio-sódio lentos.Durante o tempo em que este último canal permanece aberto, grande quantidade de íons de cálcio e sódio penetram nas fibras miocárdicas fazendo com que o período de despolarização seja pronlogado e causando o platô do potencial de ação.
         O Potencial de Ação pronlogado e o platô também são causados devido a diminuição da permeabilidade da membrana aos íons de potássio(após o início do potencial de ação) o que provoca a diminuição da saída de íons durante o platô do potencial de ação impedindo o retorno do potencial de ação para o nível basal.Quando os canais de sódio-cálcio se fecham, a permeabilidade da membrana volta ao normal rapidamente e perde o potássio o que faz com que o potencial de ação volte a seu nível de repouso.


                                                        Período Refratório.

         É o período durante o qual o impulso cardíaco normal não pode reexcitar uma área já excitada do miocárdio.No período refratório relativo é possível excitar o músculo, porém é mais difícil que nas condições normais.


  "A Contração das Miofibrilas Provocada Pelo Potencial de Ação"
                
        Quando o potencial cursa pela membrana do miocárdio,o potencial de ação se espalha para o interio da fibra muscular,passando ao longo dos túbulos transverssos,(túbulo T).
         O potencial do túbulo T,age nas membranas dos túbulos sarcoplasmáticos liberando íons de cálcio pelo retículo sarcoplasmático.Esses íons se dispersam dentro das miofibrilas e catalisam as reações químicas que promovem os deslizamentos das fibras de actina e miosina,produzindo a contração muscular.
         A força da contração cardíaca depende da contração de íons cálcio nos líquidos extracelulares.


                                                        "Ciclo Cardíaco"
    
          É o evento que ocorre oinício  de um batimento cardíaco até o iníco do próximo batimento cardíaco.
          O potencial de ação se espalha apartir do nodo sinoatrial (ou sinusal,que se encontra na parte superior do átrio direito) pelos dois átrios depois atravessa os feiches A-V(átrio-vetricular) e vai para os ventrículos.Portanto o átrio bombeia o sangue para o ventrículo antes de começar a contração ventricular.
           Os átrios agem como uma bomba de escorva para os ventrículos,e estes fornecem a força para propelir o sangue pelo sistema vascular do corpo.


                                       "Sístole e Diástole"

              Sístole é o movimento de contração e Diástole o momento de relaxamento no qual o coração se enche de sangue.



Eletrocardiograma.

As voltagen elétricas geradas no coração são registradas pelos eletrocardiografos.
              

Nenhum comentário:

Postar um comentário