domingo, 12 de junho de 2011

Desenvolvimeto da face!!

        Olá primeiramente Feliz Dia dos Namorados!!!!E bom um filme que eu acho que poderia realmente representar isso é o 72 horas que foi lançado em 2010.Um filme americano que ensina o que realmente é confiança,pois apesar de todas as provas contra sua esposa ele acredita na inocência da sua mulher(Lara) e faz de tudo para prová-la.John Brennan, que é o professor universitário, nos ensina o que é um amor verdadeiro ao confiar plenamente em sua mulher fazendo até o impossível para que ela não fique presa.É realmente vale a pena assistir.
       Agora mudando completamente de assunto,vamos começar a falar sobre os Lábios Leporinos.Porém para isso teremos que retornar para onde tudo começou o crescimento da face.....pois é quando ainda estavamos na barriga da mamãe e não sabiamos de nada (pelo menos eu acho que não!!).
 

                                          Desenvolvimento da Face!!
     A face começa a se desenvolver na 4ª semana e vai praticamente até a 8ª semana.Começa com a formação dos arcos faríngeos,com a migração das células da crista neural para as regiões em que formaram a cabeça e o pescoço.O primeiro par de arcos faríngeos,formaram a mandibúla e o maxilar.No final da 4ª semana temos 4 pares de arcos faríngeos bem definidos,estes são visíveis externamente.O 5º e o 6 º arco não são visíveis na estrutura do embrião e são rudimentares.Os arcos são separados uns dos outros por fendas(Sulcos Faríngeos).
       O primeiro arco faríngeo forma a saliência maxilar (que dará origem ao maxilar) e a saliência mandibular(maior e dará origem a mandibúla).
       O segundo arco faríngeo,arco hióide,contribui para a formação do osso hióide.
       Os arcos faríngeos tem a função de sustentar as paredes laterais da faringe primitiva.
       O desenvolvimento anômalo do primeiro arco resulta em várias anomalias,acredita-se que isto ocorra pelo número insuficiênte de células da crista neural que migram para o primeiro arco durante a 4ªsemana.A Síndrome do Primeiro Arco,como é chamada,tem duas manifestações principais.
    
  • Sindrome de Treacher Collins:causada por um gene autossômico dominante.É uma sindrome rara e tem que ser acompanhada por vários profissionais de saúde durante toda a vida.O unico tratamento é cirurgias que vão tendo que ser feita conforme a pessoa vai crescendo.
                               


google


  • Síndrome de Pierre Robin:o defeito inicial é uma mandibúla pequena que resulta no deslocamento posterior da língua, os processos palatinos também não conseguem se fechar completamente resultando em uma fenda palatina bilateral.Geralmente quando atinge a idade adulta o palato se fecha.
google
                                                                  
       Os primeiros sinais da face são os processos que aparecem em torno do estomodeu,são eles:
  • Saliência Frontonasal.
  • um par de saliências maxilares.
  • um par de saliências mandibulares.
        Esses doi pares de saliências derivam do primeiro par de arcos faríngeos.As c[elulas da crista neural são a principal fonte dos componentes do tecido conjuntivo incluindo:cartilagens,ossos e ligamentos das regiões facial e oral.
        As primeiras partes da face a se formarem são: a mandíbula e o lábio inferior,que são resultados da junção das extremidades mediais das saliências mandibulares.
        No final da 4ª semana os placóides nasais já se desenvolveram e estão na parte ínfero-lateral da saliência frontonasal.Depois as margens dos placóides nasais começam a se elevar formando as saliências nasais medial e lateral.Os placóides nasais ficam lá no fundo,nas fossetas nasais,que são os primórdios das narinas e cavidades nasais.
          O mesênquima se prolifera e faz com que as saliências maxilares aumentem de tamanho.Quando as saliências maxilares vão se aproximando as saliências nasais também se aproximam.As duas saliências,nasal e maxilar,são séparadas por uma fenda chamada sulco nasolacrimal.

 
                                 

        Mesênquima----->tecido conjuntivo embrionário.
        Estomodeu  -----> Boca primitiva.
        Placóides nasais--> início da formação do nariz e das cavidades nasais

Nenhum comentário:

Postar um comentário