domingo, 12 de junho de 2011

Desenvolvimeto da face!!

        Olá primeiramente Feliz Dia dos Namorados!!!!E bom um filme que eu acho que poderia realmente representar isso é o 72 horas que foi lançado em 2010.Um filme americano que ensina o que realmente é confiança,pois apesar de todas as provas contra sua esposa ele acredita na inocência da sua mulher(Lara) e faz de tudo para prová-la.John Brennan, que é o professor universitário, nos ensina o que é um amor verdadeiro ao confiar plenamente em sua mulher fazendo até o impossível para que ela não fique presa.É realmente vale a pena assistir.
       Agora mudando completamente de assunto,vamos começar a falar sobre os Lábios Leporinos.Porém para isso teremos que retornar para onde tudo começou o crescimento da face.....pois é quando ainda estavamos na barriga da mamãe e não sabiamos de nada (pelo menos eu acho que não!!).
 

                                          Desenvolvimento da Face!!
     A face começa a se desenvolver na 4ª semana e vai praticamente até a 8ª semana.Começa com a formação dos arcos faríngeos,com a migração das células da crista neural para as regiões em que formaram a cabeça e o pescoço.O primeiro par de arcos faríngeos,formaram a mandibúla e o maxilar.No final da 4ª semana temos 4 pares de arcos faríngeos bem definidos,estes são visíveis externamente.O 5º e o 6 º arco não são visíveis na estrutura do embrião e são rudimentares.Os arcos são separados uns dos outros por fendas(Sulcos Faríngeos).
       O primeiro arco faríngeo forma a saliência maxilar (que dará origem ao maxilar) e a saliência mandibular(maior e dará origem a mandibúla).
       O segundo arco faríngeo,arco hióide,contribui para a formação do osso hióide.
       Os arcos faríngeos tem a função de sustentar as paredes laterais da faringe primitiva.
       O desenvolvimento anômalo do primeiro arco resulta em várias anomalias,acredita-se que isto ocorra pelo número insuficiênte de células da crista neural que migram para o primeiro arco durante a 4ªsemana.A Síndrome do Primeiro Arco,como é chamada,tem duas manifestações principais.
    
  • Sindrome de Treacher Collins:causada por um gene autossômico dominante.É uma sindrome rara e tem que ser acompanhada por vários profissionais de saúde durante toda a vida.O unico tratamento é cirurgias que vão tendo que ser feita conforme a pessoa vai crescendo.
                               


google


  • Síndrome de Pierre Robin:o defeito inicial é uma mandibúla pequena que resulta no deslocamento posterior da língua, os processos palatinos também não conseguem se fechar completamente resultando em uma fenda palatina bilateral.Geralmente quando atinge a idade adulta o palato se fecha.
google
                                                                  
       Os primeiros sinais da face são os processos que aparecem em torno do estomodeu,são eles:
  • Saliência Frontonasal.
  • um par de saliências maxilares.
  • um par de saliências mandibulares.
        Esses doi pares de saliências derivam do primeiro par de arcos faríngeos.As c[elulas da crista neural são a principal fonte dos componentes do tecido conjuntivo incluindo:cartilagens,ossos e ligamentos das regiões facial e oral.
        As primeiras partes da face a se formarem são: a mandíbula e o lábio inferior,que são resultados da junção das extremidades mediais das saliências mandibulares.
        No final da 4ª semana os placóides nasais já se desenvolveram e estão na parte ínfero-lateral da saliência frontonasal.Depois as margens dos placóides nasais começam a se elevar formando as saliências nasais medial e lateral.Os placóides nasais ficam lá no fundo,nas fossetas nasais,que são os primórdios das narinas e cavidades nasais.
          O mesênquima se prolifera e faz com que as saliências maxilares aumentem de tamanho.Quando as saliências maxilares vão se aproximando as saliências nasais também se aproximam.As duas saliências,nasal e maxilar,são séparadas por uma fenda chamada sulco nasolacrimal.

 
                                 

        Mesênquima----->tecido conjuntivo embrionário.
        Estomodeu  -----> Boca primitiva.
        Placóides nasais--> início da formação do nariz e das cavidades nasais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fisiologia.(Cardíaca)

                                                                Coração.


coração.
       
             O coração é formado por duas bombas separadas,uma que bombeia o sangue para os pulmões ("bomba direita") e oura que bombeia o sangue para os órgãos peroféricos.
              Cada uma dessas bombas é composta por 2 câmeras um átrio e um ventrículo,que são separados por tecido fibroso.


                                      Composição do Músculo Cardíaco.
  •   Músculo Atrial
  •    Músculo Ventricular.
  •    Fibras especializadas excitatórias e condutoras.(de fraca contração)
        Os  dois primeiros contraem-se com se fossem músculo esquelético,porém a contração destes dura por mais tempo.

        O músculo cardíaco contém discos intercalados que separam algumas células miocárdicas ds outras.Nesses discos intercalados as membranas se fundem formando  a junção comunicante que permite a difusão dos íons.

                                 Potencial de Ação no músculo cardíaco.
       
         O Potencial de ação no miocárdio é muito longo.Os canais que participam desse processo são:canais rápidos de sódio;canais de cálcio-sódio lentos.Durante o tempo em que este último canal permanece aberto, grande quantidade de íons de cálcio e sódio penetram nas fibras miocárdicas fazendo com que o período de despolarização seja pronlogado e causando o platô do potencial de ação.
         O Potencial de Ação pronlogado e o platô também são causados devido a diminuição da permeabilidade da membrana aos íons de potássio(após o início do potencial de ação) o que provoca a diminuição da saída de íons durante o platô do potencial de ação impedindo o retorno do potencial de ação para o nível basal.Quando os canais de sódio-cálcio se fecham, a permeabilidade da membrana volta ao normal rapidamente e perde o potássio o que faz com que o potencial de ação volte a seu nível de repouso.


                                                        Período Refratório.

         É o período durante o qual o impulso cardíaco normal não pode reexcitar uma área já excitada do miocárdio.No período refratório relativo é possível excitar o músculo, porém é mais difícil que nas condições normais.


  "A Contração das Miofibrilas Provocada Pelo Potencial de Ação"
                
        Quando o potencial cursa pela membrana do miocárdio,o potencial de ação se espalha para o interio da fibra muscular,passando ao longo dos túbulos transverssos,(túbulo T).
         O potencial do túbulo T,age nas membranas dos túbulos sarcoplasmáticos liberando íons de cálcio pelo retículo sarcoplasmático.Esses íons se dispersam dentro das miofibrilas e catalisam as reações químicas que promovem os deslizamentos das fibras de actina e miosina,produzindo a contração muscular.
         A força da contração cardíaca depende da contração de íons cálcio nos líquidos extracelulares.


                                                        "Ciclo Cardíaco"
    
          É o evento que ocorre oinício  de um batimento cardíaco até o iníco do próximo batimento cardíaco.
          O potencial de ação se espalha apartir do nodo sinoatrial (ou sinusal,que se encontra na parte superior do átrio direito) pelos dois átrios depois atravessa os feiches A-V(átrio-vetricular) e vai para os ventrículos.Portanto o átrio bombeia o sangue para o ventrículo antes de começar a contração ventricular.
           Os átrios agem como uma bomba de escorva para os ventrículos,e estes fornecem a força para propelir o sangue pelo sistema vascular do corpo.


                                       "Sístole e Diástole"

              Sístole é o movimento de contração e Diástole o momento de relaxamento no qual o coração se enche de sangue.



Eletrocardiograma.

As voltagen elétricas geradas no coração são registradas pelos eletrocardiografos.
              

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tuberculose!

            
          É uma doença infeto contagiosa causada por uma bactéria,Bacilo de Koch,que pode afetar vários órgãos porém afeta principalmente o pulmão.
             
           Os sinais e sintomas são:
  • Tosse com catarro,há mais de 3 semanas.
  • Perda depeso e apetite.
  • Febre baixa,geralmente á tarde.
  • Sudorese noturna.
  • Fraqueza e prostração.
             A transmissão é direta,sendo a aglomeração a proncipal causa.Qualquer fator que gere baixa resistência orgânica favorece o estabelecimento da doença.
            O tratamento preventivo é a vacina BCG,dada aos recém-nascidos.Evitar a aglomeração e não utilizar objetos de pessoas contaminadas ajudam na prevenção.
              Pode ser diagnosticada através do exame do catarro,que detecta o Bacilo de Koch.Tem tratamento,cujo não deve ser interrompido.No aparecimento dos sintomas deve-se procurar uma UBS(Unidade Básica de Saúde) ou consultar o seu médico.
             Abaixo tem  uma musica da tuberculose,a artista é a Bel Meirelles.


                   Espero que tenham gostado! Beijos.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Anatomia!(Membro Superior)

                    Membro Superior!


 Com os membros superiores podemos golpear,segurar e fazer movimentos de
grande precisão como o movimento de pinçar
.
                                     

                                         Parte óssea. 

      Possui 4 segmentos:

 1-) 
 Ombro:inclui a região peitoral,escapular e supraescapular.
 2-)
  Braço:  Primeiro segmento do membro superior livre.É a parte mais longa do membro superior.
 3-)
 Antebraço:É o segundo segmento mais longo,se situa entre o cotovelo e o punho.     
 4-) Mão:é formada pelo punho,pela palma pelo dorso da mão e pelos dedos.


                                                               Clavícula.

 Ela é resonsável pela ligação do membro superior ao tronco.Na posição anatômica a extremidade esternal é voltada medialmente e a extremidade acromial lateralmente,sua metade medial é convexa anteriormente.


                                                                                         
 
                                    
                      Fonte:Sobotta.Portanto na figura acima está representada a escápula esquerda.Os acidentes ósseos podem ser observados na figura.


                                                                Escápula.
É um osso triangular plano,ele está localizado sobre a face póster-lateral do toráx,sobre a 2ª e 7ª costela.Ela é ligada ao esterno pela clavícula e ao úmero pela cavidade glenoidal.Na posição anatômica a face côcava é voltada anteriormente e a cavidade gleinoidal é supero-lateral.Na imagem abaixo podemos observar os ângulos:

                                                 Fonte:Netter  Não esquecendo que além dos ângulos temos as margens: medial (ângulo inferior ao ângulo superior),lateral(ângul inferior ao ângulo lateral)e superior(ângulo superior ao ângulo lateral).Essa escápula portanto é direita.
                                                                Úmero.
        
                  É o osso do braço, e é o maior osso do membro superior.Na posição anatômica a  cabeça do úmero é volta superiormente e medialmente,pois ela se encaixa na cavidade glenidal da escápula.O tubérculo maio e menor estão na parte  anterior do osso.
 
         Fonte:Sobotta.
Esse úmero portanto é esquerdo.

                                                   Ulna.
     É ela que dá estabilidade ao antebraço,è o mais medial e mais longo do antebraço, se liga com o úmero encaixando-se na fossa do olécrano.Para saber a posição anatômica a grande incisura é posicionada anteriormente,o processo estilóide fica distalmente e medialmente(obs:colocar o braço em posição anatômica palma da mão para frente).

Fonte:Sobotta.
Rádio.
           È localizado lateralmente,é o mais curto dos dois owssos.Para lembrar da posição do rádio é fácil,é só pensar que tem antena, no caso o polegar.O corpo do rádio vai ficando mais grosso no sentido distal.Ele articula com o capítulo do úlmero durante a flexão e extensão.Na posição anatômica a extremidade maior é cocada distalmente e a tuberosidade radial medialmente.

                                                                   Fonte:Sobotta.
             
                                                                              Mão.      É preciso lembrar que o punho também faz parte da mão.O punho é composto por 8 ossos carpais que são divididos em duas fileiras uma proximal e outra distal.Antes que todo mundo fique se matando para decorar estes nomes tem uma maneira mas facil para não esquece-los.
      Na fileira proximal (da região lateral para a medial) temos: escafóide,semilunar,piramidal e psiforme.
      Na fileira distal (tbm da região lateral para a medial) :trapézio,trapezóide,capitato e hamato (este último tem um gancho que é chamado hâmulo do hamato.
        Vamos a frase para não esquecer os ossos do carpo:Um peixe no aquario(psiforme) em cima de uma mesa em forma de piramide (piramidal) olhando a lua crescente (semilunar) ,se você esquecer esquecer essa frase se..(escafóide) porque vida de estudante de medicina é igual de artista  sempre de um lado pro outro no trapezio (trapézio e trapezóide)  parece que sempre tem alguém querendo nos ferrar (capitato) então e preciso gostar de tudo isso (hamato).
           Depois dos carpos tem os metacarpai que são mais simples pois são numerados de 1 a 5 começando pelo polegar e por fim as falanges que são divididas em 3 partes:proximal, média e distal.Com exceção do polegar que só tem a falange proximal e distal.


Fonte:Netter.

Fonte:Netter.
                                                    

E assim terminamos a parte óssea do membro superior.

Fonte:Sobotta.


Fim!!

                       

domingo, 29 de maio de 2011

Domingoo!!

    É hoje é um dia meio dificil de estudar neh?!A menos que amanhã tivesse prova e como esse não é o meu caso melhor descontrair um pouco, afinal também é necessário ter cultura não é mesmo?!Estava vendo uns videos no youtube,quando me deparei com esse.
                                              



Acho que dispensa até comentários.Vamos prestar mais atenção as pessoas que nos amam verdadeiramente e apesar do que façamos e do quanto a magoamos nunca vão deixar de nos amar.


 Bom pra terminar uma parabóla pra quem quizer refletir:


                       POR QUE AS PESSOAS SOFREM?

     Vó, por que as pessoas sofrem?
     — Como é, minha neta?
     — Por que as pessoas grandes vivem bravas, irritadas, sempre preocupadas com alguma coisa?
     — Bem, minha filha, muitas vezes porque elas foram ensinadas a viver assim.
     —Vó...
     —Oi...
     — Como é que as pessoas podem ser ensinadas a viver mal? Não consigo entender. Na minha escola a professora só me ensina coisas boas.
     — É que elas não percebem que foram convencidas a ser infelizes, e não conseguem mudar o que as torna assim. Você não está entendendo, não é, meu amor?
     —Não, Vovó.
     — Você lembra da estorinha do Patinho Feio?
     — Lembro.
     — Então... o Patinho se considerava feio porque era diferente. Isso o deixava muito infeliz e perturbado. Tão infeliz, que um dia resolveu ir embora e viver sozinho. Só que o lago que ele procurou para nadar havia congelado e estava muito frio. Quando ele olhou para o seu reflexo no lago, percebeu que ele era, na verdade, um maravilhoso cisne. E, assim, se juntou aos seus iguais e viveu feliz para sempre.
     — O que isso tem a ver com a tristeza das pessoas?
     — Bem, quando nascemos, somos separados de nossa Natureza-cisne. Ficamos, como patinhos, tentando aceitar o que os outros dizem que está certo. Então, passamos muito tempo tentando virar patos.
     — É por isso que as pessoas grandes estão sempre irritadas?
     — É por isso! Viu como você é esperta?
     — Então, é só a gente perceber que é cisne que tudo dará certo?
     — Na verdade, minha filha, encontrar o nosso verdadeiro espelho não é tão fácil assim. Você lembra o que o cisnezinho precisava fazer para poder se enxergar?
     —O que?
     — Ele primeiro precisou parar de tentar ser um pato. Isso significa parar de tentar ser quem a gente não é. Depois, ele aceitou ficar um tempo sozinho para se encontrar.
     — Por isso ele passou muito frio, não é, vovó?
     — Passou frio, fome e ficou sozinho no inverno.
     — É por isso que o papai anda tão sozinho e bravo?
     — Não entendi, minha filha?
     — Meu pai está sempre bravo, sempre quieto com a música e a televisão dele. Outro dia ele estava chorando no banheiro...
     — Vó, o papai é um cisne que pensa que é um pato?
     — Todos nós somos, querida. Em parte.
     — Ele vai descobrir quem ele é de verdade?
     — Vai, minha filha, vai. Mas, quando estamos no inverno, não podemos desistir, nem esperar que o espelho venha até nós. Temos que exercer a humildade e procurar ajuda até encontrarmos.
     — E aí viramos cisnes?
     — Nós já somos cisnes. Apenas temos que deixar que o cisne venha para fora e tenha espaço para viver e para se manifestar.
     — Aonde você vai?
     — Vou contar para o papai o cisne bonito que ele é!
     A boa vovó apenas sorriu!

E um Bom Dia a todos!!!

sábado, 28 de maio de 2011

Anatomia!

       Continuando com a nossa anatomia, há termos também para descrever os movimentos realizados:
      Flexão:nada mais é do que a diminuição entre os ângulos dos ossos ou das partes do corpo por exemplo:quando vc coloca a mão no ombro vc está realizando uma flexão.
      Extensão:quando vc afasta o ângulo entre os ossos ou das partes do corpo:Exemplo:depois de colocar as mãos no ombro vc as retira,ao retirar vc está realizando uma extensão.
      Abdução:é o afastamento do plano mediano no plano frontal.Por exemplo quando levantamos o braço para o lado.
      Adução:quando aproximamos do plano mediano.Por exemplo:ao descermos o braço depois de abduzi-los.
     Circundação:é o movimento em círculos,ocorre em todos os lugares que consequimos realizar flexão,extensão,abdução e adução.
     Rotação:é o giro de uma parte do corpo ao redor do seu eixo longitudinal,Como quando viramos a cabeça para o lado.
     Supinação:quando giramos a palma da mão para cima.
     Pronação: Ao retornar a palma da mão para baixo.
     Oposição:quando o polegar é aproximado da ponta dos outros dedos formando uma espécie de pinça. Usado para abotoar camisetas.
     Reposicionamento:  ao voltar da posição mencionada acima.
     Protrusão:È um movimento para a frente.
     Retrusão:É um movimento para trás.
     Elevação:Levanta ou desloca uma parte para cima.
     Depressão:Desloca para baixo.

                 "Osteologia ou Sistema Esquelético"
                           
" A natureza não faz nada em vão."
                                                                         (Aristóteles).
 

          Como disse Aristóteles a natureza não faz nada em vão,mas então para que servem o osso?Só para sustentação?
          Não o osso além de servir para sustenção, protege~a nossa estrutura vital,é a base mecânica para os movimentos,armazena sais e também serve para diferenciarmos uma pessoa da outra (chamamos isso de ectoscopia)
.
                                    
                                Classificação dos ossos.
  • Ossos Longos: são todos os ossos com aspectos tubulares.(úmero,ulna e rádio).
  • Ossos Curtos:tem um formato cubóide (ossos da mão,do punho e do tornozelo).
  • Ossos planos:tem a função de proteção (crânio).
  • Ossos irregulares:Ossos da face  (mandíbula).
  • Ossos Sesanóides:se assemelham a semente(patela, protege o tendão).
  • Ossos Acessórios:não é normal,é uma variação.(Ossos do pé).
  • Ossos Heterotópicos:Fora do lugar que ele deveria estar.
                          
                                                     "Tipos de Ossos"
  • Osso compacto:proporciona resistência para sustentação do peso.
  • Osso esponjoso:é a massa central do osso.
     No decorrer dos anos as medulas ósseas vermelhas passam a ser medulas ósseas amarelas.                                
                                

                                                  "Desenvolvimento Ósseo"

  • Ossificação intermembranosa:formação de ossos membranosos.
  • Ossificação endocondral(intra-cartilaginosa):formação de osso cartilaginoso.

                                     
                                           "Artrologia"  
    É o estudo das articulações.Que por sua vez é  a união entre dois ou mais ossos ou partes rígidas do esqueleto.Os tipos dependem do que está unindo os ossos. 
  • Articulações Sinoviais:são unidos por uma cápsula articular que se estende e reveste uma cavidade articular,são articulações de locomoção.
  • Articulações Fibrosas:São unidos por tecido fibroso.
  • Articulações Cartilagíneas:são unidas por cartilagem hialina ou fibrocartilagem.                 
                           
                                "Articulações Sinoviais"

                    Componentes Obrigatórios:
  • Superfícies articulares.
  • Cavidade articular.
  • Cartilagens articulares(bem lisa e bem polida.Aneural e avascularizadas).
  • Cápsula Articular.
  • Membrana Sinovial.
  • Ligamentos e líquido sinoviais.
                  Existe 3 tipos de ligamentos:
  1. Capsulares(a própria cápsula em lugares reforçados.
  2. Extra capsulares.
  3. Intra Articular.
                                          "Componentes Acessórios"
                         Disco,Meniscos e Bolsas Sinoviais.O discos e os meniscos estão presentes quando as superfícies articulares dos ossos são irregulare.

           
             

Histologia e Embriologia!

        E para quem já cansou de anatomia,um pouco mais de anatomia.Afinal a Histologia nada mais é do que uma anatomia microscópica,pois engloba as estruturas microscópicas dos tecidos,dos órgãos e das células.
        Nosso corpo é constituído por células,matriz inntracelular e uma substância fluída (o fluido extracelula).O fluido extracelular, é derivado do plasma sanguíneo e é ele que transporta para as células do corpo: nutrientes,oxigênio e moléculas de sinalização.


         "Aquele que vê as coisas crescerem desde o início terá uma melhor visualização delas."                                                                                                                                                                (Aristóteles)


          Portanto vamos começar com um pouco de Embriologa(que significa estudos de embriões):
(retirada do google)
          O ser humano começa a se desenvolver,quando o ovócito(gameta feminino) é fecundado pelo espermatozóide(gameta masculino).A partir desse momento as células começam a se dividir,se diferenciarem,migram e se tranformam em uma célula altamente especializadas que chamamos de zigoto.As repetidades divisões mitóticas do zigoto,chamada de clivagem,resultam no rápido aumento do número de células.Estas células,chamadas de blastômeros,tornam-se cada vez menores a cada divisão da clivagem.
  1. O zigoto se divide em dois blastômeros.
  2. Depois se divide em quatro.
  3. (feito por nana)
  4. Se divide em oito e assim por diante.
          
        Normalmente a clivagem ocorre enquanto o zigoto passa pela tuba uterina em direção ao útero.Durante a clivagem,o zigotofica dentro de uma zona pelúcida,espessa,gelatinosa e que se apresenta trnslúcida ai microscópio.
         Quando chega no eságio de nove células,os blastômeros mudam de forma e se unem mais,formando uma bolsa compacata de células(o que é chamado de compactação),isso possibilita uma maior interação entre as células.
          Quando formam de 12 a 15 blastômeros passam a ser chamados de mórula,devido a semelhança com a amora,nesse estágio o embrião penetra no útero.Depois de entrar no útero a mórula forma em seu interior uma cavidade cheia de fluido,essa cavidade é denominada cavidade blastocística.Conforme vai aumentando o número de fluido os blastômeros são separados em duas partes.
  •  Camada celular externa (trofoblasto):responsável pela nutrição e vai dar origem a placenta.
  •   Um grupo de blastômeros (massa celular interna ou embrioblasto): originará o embrião.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Anatomia!

           Nada melhor do que começarmos falando um pouco de anatomia não é?!Temível para alguns,destestada por outro e raramente ha os que gostam.Espero que esse seja o inicio para que a maioria goste.
                                        "Um pouco da história da anatomia"

       Ela começou a ser estudada primeiramente no Egito, depois na Grécia por Hipócrates (pai da medicina).A palavra Anatomia vem do grego Anatome (cortar aos pedaços,ou separar) ,seu significado se assemelha a dissecare.
Antigamente era escasso cadáveres para dissecação e demonstrações anatômicas,então a maioria dos cadáveres era conseguido de formas ilícitas.Nessa época apesar de ser mal vista para muitas pessoas,Leonardo da Vinci também estudou a anatomia a fundo,dissecou varios cadáveres,independentes de sexo e idade.Seus desenhos eram perfeitos,representanto realmente o corpo como de fato era.Desenhava-os em planos que até hoje são utilizados pela anatomia.



                                                                                
                                   (imagens extraidas do google)



  "A natureza do corpo é o ínicio da ciência médica."                                                                                                                                          (Hipócrates)


            O corpo humano é dividido em quatro partes: cabeça,pescoço, tronco e membros.Sendo o tronco subdividido em:tórax,abdome,dorso e pelve (períneo).
                                                             "Posição Anatômica"
É importante para conseguir descrever com precisão qualquer parte do corpo e reacion-la com outra parte.Refere-se a posição do corpo como se a pessoa estivesse em pé,independente da postura ou posição atual com:
  • A cabeça,o olhar e os dedos voltados anteriormente (para frente).
  • Os braços ao lado do corpo com as palmas voltadas anteriormente.
  • Os membros inferiores juntos,com os pés paralelos e os dedos dos pés voltados anteriormente.
                                                                                                                              (Moore.)
                                    “ Planos de Delimitação.”


       São 6 :
  • Lateral esquerdo
  • Lateral direito
  • Frontal
  • Posterior
  • Proximal
  • Distal

                                     


                              “ Planos de Secção.”
São 4:
  • Mediano
  • Sagital
  • Frontal(coronal)
  • Transverso
    O Plano Mediano divide o corpo em  direita e esquerdo.
    O Plano Sagital são cortes paralelos ao plano mediano.
    O Plano Frontal (ou coronariano) forma um ângulo de 90º com o plano mediano,dividindo o corpo em anterior(frontal) ou posterior (dorsal).
    O Plano Transverso divide o corpo em parte superior e inferior.


                                                                                         (imagem retirada do google)

                                                       

                                                  “Alguns Termos de Comparação.”

Medial:é usado para indicar que uma estrutura está mai próxima do plano mediano do que a outra.
Lateral:indica que a estrutura está mais distante do plano mediano.
Externo e interno:indica que está mais distante ou mais próximo de um órgão ou cavidade.
Posterior:Está na parte de trás do corpo,mais perto do dorso ou na superficie posterior.
Anterior (ou ventral): superfície frontal do corpo.
Rostral:é usado em vez de anterior ao descrever partes do encéfalo.
Inferior:está mais próximo a planta do pé.
Caudal:é usado em embriologia,pois o embrião humano possui uma eminência caudal,que no homem seria representado pelo cóccix.
Superior: situada mais perto do vértice(o ponto mais alto da cabeça). Cranial:está relacionado ao crânio.Ínfero-Medial: mais perto dos pés e do plano mediano.
Súpero-lateral: mais perto da cabeça mais distante do plano medial.
Proximal e Distal:comparar posições mais próximas e mais distantes (respectivamente) da inserção de um membro ou da face central de uma estrutura linear.
Dorso:refere-se a superfície superior ou posterior de qualquer parte que se saliente anteriormente do corpo.
.